Muitas pessoas já me perguntaram sobre as viagens de avião. Perguntas como “quantas bagagens posso levar?”, “o que é conexão e escala?”, “viajar de avião é seguro?”, por isso resolvi dar algumas dicas se você vai viajar de avião pela primeira vez e está inseguro. A primeira coisa que você precisa saber é que o avião é um dos meios de transportes mais seguros do mundo. Fique tranquilo, porque é muito provável que você curta entrar em um e ver tudo lá das alturas. Então vamos pras dicas. Eu organizei essas dicas seguindo a ordem da viagem. Dá uma olhada:

 

Onde eu posso comprar minhas passagens de avião?

Essas passagens podem ser compradas no site das companhias aéreas que você pretende viajar, ou se preferir, pode comprar nas agências de turismo, seja online ou nas lojas físicas.

 

Onde eu consigo achar passagens aéreas mais baratas?

Existem alguns sites online que te ajudam a encontrar passagens mais em conta, mostrando os preços de várias empresas que irão para o seu destino, na data que você escolher, usando as informações necessárias – como quantidade de bagagens e de pessoas. Um desses sites é o decolar.com e o viajanet.com.br. Basta você informar a origem e o destino da sua viagem com data, basicamente.

 

Quais documentos preciso para poder viajar?

Bom, se pretende fazer uma viagem nacional ou dentro da América do Sul, apenas um documento com foto já é o suficiente. Isso se for um voo para adulto. E na hora que você for comprar a passagem você também é informado de outros documentos aceitos. Agora, se for uma viagem internacional, você pode precisar do seu passaporte e até mesmo do seu visto, se for o caso.

 

O que é escala e conexão?

A escala nada mais é do que o avião fazer paradas durante a sua viagem, isso ocorre quando a sua viagem não é voo direto, que é quando o avião sai da origem direto para o destino, ou seja, sem paradas durante o caminho. Essas paradas chamam-se escala. Já a conexão é quando você precisa trocar de avião uma ou mais vezes durante sua viagem.

 

Não tem passagem? Como assim?

Pra quem tá acostumado a viajar de ônibus vai estranhar o fato de que ao viajar de avião você não tem uma passagem, mas sim uma reserva, ou código de localização. Se quiser, pode imprimir o número da sua reserva, mas apenas com sua identidade ou passaporte você já embarca.

 

Cheguei no aeroporto, e agora?

Assim que chegar no aeroporto você vai procurar o balcão da sua companhia aérea e fazer o check-in, ou seja, confirmar que você estará no voo. Caso preferir você pode confirmar pela internet ou em totens no aeroporto.

 

Quanto tempo antes preciso estar no aeroporto?

Se sua viagem for nacional, é necessário estar lá pelo menos uma hora antes do embarque. Se for internacional, melhor que seja pelo menos duas horas antes. O importante é evitar atraso e estresse.

 

Mas e minhas bagagens?

Assim que fizer o check-in, você irá despachar suas malas, que irão no porão do avião. Você também tem direito de levar uma mala de mão na cabine do avião.

 

E quantas malas eu posso levar?

Na mão você pode levar uma mala de até 5kg, e que o comprimento/altura/largura não passe de 115 cm. Pode despachar até 2 malas com peso máximo de 21kg (ou 32kg em voos internacionais). Caso o peso passe disso, o valor pago não muito baixo.

 

O que é cartão de embarque?

No momento do check-in o funcionário da companhia vai te dar um cartão de embarque, que tem cara de passagem, e é lá que você vai saber o número e o horário de voo, além do portão e o horário da decolagem. Nunca se esqueça de conferir as informações para ver se estão corretas.

 

É hora de voar!

Depois que a aeromoça passar as instruções de segurança, afivele seu cinto e relaxe. O avião é projetado para passar por turbulências, e a decolagem é a parte mais tensa. Então não se preocupe, nem vai parecer que você está viajando em um avião. Ah, a temperatura dentro do avião costuma ser mais fria, então se prepare, é possível regular seu ar-condicionado para a temperatura que você achar melhor.

 

Cheguei, e agora?

Agora é só seguir a galera, você irá pegar suas malas na esteira. Não se esqueça que existem malas iguais, então leia seu nome nelas para não trocar.

 

E agora é com você, aproveite sua viagem, e até a próxima. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.