Passar por um lugar histórico e ao mesmo tempo super preservado quando se fala em natureza é uma experiência que vale ser vivida. Esta foi a sensação que tivemos ao passear pela Estrada da Graciosa no Paraná.

Esta serra possui 28 km de extensão e passa pela antiga rota que os tropeiros faziam para chegar ao litoral do estado. Para acessar este lugar é só ir pela BR 116 saindo de Curitiba seguindo por 37 km em direção a São Paulo. Pode ficar tranquilo que é tudo bem sinalizado e de fácil acesso.

Na entrada encontramos um portal maravilhoso de pedras que indica o inicio da descida. Descemos 1050 metros, que é a altitude da Serra, onde a pavimentação varia entre paralelepípedo, pedras e asfalto. Um passeio pela história do Paraná.

Este lugar é declarado pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica por se tratar de um trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil. La encontramos uma mata fechada bem preservada e com belos riachos que nascem na bela Serra do Mar.

Segundo a história as primeiras noticias de uma travessia pela serra é de 1.721 que deu origem ao trajeto.

O caminho faz a ligação de Curitiba até os municípios de Antonina e Morretes e até o ano de 1854 era a unica estrada pavimentada do estado do Paraná, sendo uma rota turística e também de escoamento da produção agrícola rumo ao porto de Paranaguá e Porto de Antonina.

O caminho tem varias curvas bem fechadas e possui seis recantos com mirantes para admirar a vista. Neste lugares também conta com quiosques para venda de produtos típicos e estruturas de lazer com churrasqueiras e sanitários.Nós fizemos o passeio em um dia de feriado onde o trânsito era bem constante, mas fluente. No final do percurso fica a localidade de São João da Graciosa, onde as nascentes viram um enorme rio chamado Nhundiaquara e uma bifurcação da estrada leva em direção à cidade de Morretes ou Antonina.

É um passeio que vale a pena para encher os olhos com muita natureza e belezas históricas!

Da uma olhadinha ai no vídeo e acompanhe nosso passeio pela Serra da Graciosa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.