Outubro no estado de Santa Catarina é marcado pelas Festas Típicas. Tem a Festa do Marreco em Brusque, Festa do Imigrante em Timbó, a famosa Oktoberfest de Blumenau, entra outras. Nós fomos conhecer a TIROLERFEST que acontece na cidade de Treze Tílias, do oeste catarinense.

foto_cidade

Este município está localizado no interior de Santa Catarina e está a 420km de Florianópolis. É conhecida como o Tirol Brasileiro devido a sua colonização austríaca. Tirol é uma região da parte ocidental da Europa, de onde vieram os colonizadores da cidade.

Para chegar até a cidade pode ser de carro ou avião, para quem vem de longe. O aeroporto mais próximo fica em Chapecó, chegando lá é preciso tomar um ônibus ou alugar um carro e percorrer 175km pela BR – 282 até a charmosainha Treze Tílias.

O evento aconteceu entre os dias 11 e 16 de Outubro e nós tivemos a oportunidade de participar da abertura que se inicia com um belo desfile ao som da banda oficial da cidade. Este ano a festa estava comemorando 83 anos da colonização austríaca, pois ela acontece desde quando os primeiros colonizadores chegaram até a cidade.

foto_maestro

Uma curiosidade sobre a banda: Ela foi criada ainda no navio que trazia os imigrantes e nunca se desfez, isso não é impressionante?!

Após o desfile e abertura oficial começa muitos festejos e atrações. A programação da festa que aconteceu em 2016 você pode ver aqui (http://www.tirolerfest.com.br/site/)

foto_miss_turismo

foto_rainha

No local onde acontece o evento ainda podemos ter a oportunidade de ver as belezas feitas pelos artesãos locais, pois a cidade também é conhecida por ser a capital catarinense dos escultores.

foto_bruno_thaler

Mais uma curiosidade sobre a festa é que ela tem o seu próprio dinheiro, sim! São os Lindens, você não compra uma ficha, mas sim as notas para poder gastar na festa toda!

Nós curtimos demais poder fazer parte de um evento que celebra uma cultura tão forte e enraizada como a da bela cidade de Treze Tílias. Ano que vem queremos estar presentes novamente para poder curtir mais tempo.
Confere ai como foi nossa passagem por esta festa linda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.