Treze Tílias, o Tirol

Para você que acompanha o blog toda semana, no post passado falamos sobre a Tirolerfest, que é a festa típica da cidade de Treze Tílias. Hoje vou falar um pouquinho mais sobre este pedacinho da Áustria no Brasil.

Podemos começar explicando porque é chamado de “Tirol Brasileiro”.

Tirol é uma região da parte ocidental da Europa, de onde vieram os colonizadores da cidade.

A força desta colonização é algo que impressiona, pois nunca presenciei em uma cidade algo tão cultivado e enraizado quanto a cultura Austríaca trazida pelos imigrantes. Tanto até que as edificações da cidade são todas seguindo a mesma linha, o que a deixa com um charme a mais e um belo toque europeu.

Esta cidade é conhecida em Santa Catarina e no Brasil por suas esculturas em madeira, o que dá a ela o nome de Capital Catarinense dos Escultores em Madeira. Este é um oficio que passa de geração em geração como aconteceu com a família de Ellen Thaler, que hoje é escultora devido ao pai Godofredo Thaler, que é neto do fundador da cidade. As esculturas de Godofredo estão espalhadas pelo Brasil e mundo todo.

Tivemos o prazer de conhecer o ateliê da família e encher nossos olhos com obras incríveis.

esculturas

Depois de alimentar a alma com arte, fomos alimentar nossos corpinhos, porque afinal de contas a gastronomia de Treze Tílias é uma atração à parte. Nosso almoço foi no Parque Lindendorf, onde encontramos o Walter, um dos proprietários que nos atendeu de uma forma espetacular.

O local possui uma particularidade muito interessante. Idealizada pelos seus proprietários foi construída uma minicidade que representa Treze Tílias. Um charminho, com luzes, prédios, rios enfim, uma graça. Eles procuraram deixar manter a antiga cidade modificando apenas alguns pontos.

Além deste atrativo a gastronomia do local é especial e uma delícia. Há também um lago onde se pode dar comidinha aos peixes. As crianças ficaram super animadas!

lindendorf

A cidade conta ainda com um Museu histórico cujo leva o nome de seu fundador Andreas Thaler. O local é bem organizado e especial para quem gosta de história. Rico em detalhes, nos leva a fazer uma viagem até a chegada dos primeiros imigrantes através de fotos, livros, vestimentas e até utensílios. Vale a pena conhecer!

dsc_0354

Há outras atrações na cidade como a cervejaria Bierbaum que já foi premiada diversas vezes e é referencia na região quando se fala em cerveja artesanal.

O lugar é todo muito bem cuidadinho, com diversos canteiros de flores e uma praça linda no centro da cidade. O povo é extremamente acolhedor e atende muito bem.

Se você esta com vontade de viajar até este pedaço da Europa e for de muito longe de Santa Catarina, pode chegar até  de carro ou avião. O aeroporto mais próximo fica na cidade de Chapecó,SC, chegando lá é preciso tomar um ônibus ou alugar um carro e percorrer 175 km pela BR – 282 até a charmosinha Treze Tílias. Ele está localizada a 420 km da capital catarinense Florianópolis.

Faça como nós e vá curtir um pouco de todas as belezas escondidas por este Brasil a fora!

Você também pode conferir como foi a nossa ida a festa típica da cidade no post: Tirolerfest: Um pulinho da Áustria sem sair do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.