Um pulinho no futuro no Museu do Amanhã – Rio

Hoje o Fernandanças leva você para o futuro, para onde pode ir a nossa e as futuras gerações deste planeta. Hoje a gente traz para vocês uma pequena amostra do que é o Museu do Amanhã.

Localizado na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro, chegar lá é muito fácil, basta pegar o VLT da linha Azul e descer na Estação Utopia, a mesma estação onde está outra atração da cidade maravilhosa que você viu aqui no Fernandanças, o AquaRio.

Se você ainda não viu, quem sabe clica no link curte o nosso post e depois volta para cá, beleza? Mas se você já viu muito obrigado por estar conosco nessas aventuras pelo mundo.

O Museu do Amanhã, como é explicado em seu site:

“É um museu de ciências diferente. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. O Amanhã não é uma data no calendário, não é um lugar aonde vamos chegar. É uma construção da qual participamos todos, como pessoas, cidadãos, membros da espécie humana.”

São tantos ambientes que uma coisa você pode ter certeza: o Museu abre as 10 horas e fecha as 18 horas, então reserve todo esse período para ficar por lá. Confie em mim, você não vai se arrepender. Se você tiver crianças, elas também vão curtir um monte. Só para você ter ideia meus filhos ficaram um bom tempo em um jogo em que você simula como seria a qualidade do planeta, ambientalmente falando,  se você o administrasse. Muito bacana!

O museu é um misto de interatividade com exposições que procuram despertar no visitante os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social. Nossa, é impressionante como os espaços deste museu te mostram uma realidade que a gente não está habituado a “ver com os olhos”. Geralmente, ouvimos ou lemos notícias sobre os problemas da Terra como se fossemos habitantes de um outro mundo, mas no Museu do Amanhã você se percebe como agente transformador do mundo em que vivemos.

Gente, conceitos com pegada ambiental, que eu sequer sabia que existia, hoje me faz repensar nos padrões de consumo que tenho.

A exposição principal do Museu Amanhã fica toda concentrada no segundo andar e é distribuída entre cinco grandes espaços com narrativas referentes a:

  • Cosmos (a formação do Universo e da vida na Terra),
  • Terra (Uma proposta para nos indagar quem somos e porque estamos nesse mundo),
  • Antropoceno (Como nossas ações modificaram o planeta e que vivemos),
  • Amanhãs (O nosso futuro comum na Terra),
  • Nós (um espaço para reflexão sobre nossas ações e o impacto delas no ambiente e na sociedade em que vivemos.

Além desses espaços o Museu também conta com um planetário onde um filme, de cerca de 10 minutos, projetado no teto côncavo do espaço que conta a evolução e os sentidos da vida. Vale a pena ficar na fila que se forma para entrar nessa atração.

O Museu também conta com exposições itinerantes as quais você pode conferir na programação do Museu em seu site.

Uma dica para quem quer economizar, mas que ao mesmo tempo não se importa com aglomeros: Na terça feira, a entrada do Museu é gratuita.

Para os demais dias, de quarta a domingo (segunda o museu não abre), os ingressos custam R$20,00 a inteira e R$10,00 a meia (consulte aqui as condições para meia entrada  e gratuidade).

Existe também a opção de compra de um bilhete único para visitar o Museu do Amanhã e o MAR, Museu de Arte do Rio de Janeiro. Os portadores do Bilhete Único dos Museus deverão visitar primeiro o Museu do Amanhã e, num período de até 7 dias, o MAR.  Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer o MAR para trazer maiores informações para vocês.

Com relação ao Museu do Amanhã, posso dizer para vocês que foi o museu que mais me encantou até hoje, não só a mim, como também a minha família, pois todos nos divertimos e de alguma forma saímos melhores com relação a consciência que temos do mundo que habitamos. Super recomendo. Não deixe de ir até o Museu do Amanhã, você não vai se arrepender.

Espero que tenham gostado de mais essa dica sobre o Rio e espero você também em nossas redes sociais. Compartilhe com seus amigos e familiares e nos ajude a continuar a trazer  para vocês os encantos do nosso lindo e maravilhoso Planeta Terra. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.